Passagens de Livros

A CULPA É DAS ESTRELAS - John Green.

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas."


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Proibido - Tabitha Suzuma



Esse livro foi lido no kindle, e adquiri o livro gratuito nesse Link:


     Esse livro me chocou demais não só por ser um incesto o tema central do livro mas pelo contexto social que os levaram a isto.

    Loch e Maya eram irmãos com 1 ano de diferença e tinham mais 3 irmãos dos quais eles eram responsáveis já que sua mãe alcoólica mais passava na casa do namorado Dave do que em sua própria.


    Eles por serem os mais velhos se ocupavam de todos os afazares bem como cuidar uns dos outros em todos os sentidos. Vendo essa cena de pressão psicológica, implorando dinheiro para compra e contas do mês para uma mãe que sempre dizia que nunca teve a intenção de ter filhos e que não ligava a mínima para eles é fácil se dar conta que foi nessa junção de sentimentos e responsabilidades que começou a surgir o amor entre Loch e Maya.


    Ao mesmo tempo em que eles descobrem que se amam e começam a se encontrar você fica em dúvida se torce ou não por esse amor, como eles mesmo chegam na conclusão de que não estão sendo forçados a nada e que sim eles se amam e querem estar juntos, porém é crime o incesto mesmo que consensual. 


    O que me chocou foi ver o tamanho que esse amor foi crescendo cada dia mais e como eles se comportavam como verdadeiros pais dos irmãos já que a mãe nem para casa mais voltava. Diante de diversas situações eles enfrentavam tudo junto e se apoiavam, era muito lindo ver como dois adolescentes podem assumir tamanha responsabilidade por amor aos irmãos.


     Até que acontece o imprevista e no dia da primeira vez a mãe pega os dois em sua primeira vez, confesso que Tiffy poderia ter contado a eles que sabia de tudo ao invés de contar direto para sua mãe que além de bater em Loch também chamou a polícia que o levou detido. Porém o amor de Maya a fez dar o depoimento verdadeiro e não o combinado que Loch lhe havia dito que era para dizer que ele a havia estuprado e lhe havia batido... enfim esse livro me cortou o coração quando eu li que ele se suicidou por amor a irmã, pois ambos ficariam presos por 2 anos e assim com sua morte Maya foi liberada de tudo...


    No fim ela ficou  muito depressiva querendo se matar, mas viu que seria em vão a morte de Loch uma vez que ele fez isso pois a queria livre, assim ela acabou ficando responsável pelos seus irmãos ajudando a mentir a respeito de sua mãe para a assistência social como eram as coisas...


     Minha opinião: Teve toda uma base na história desta família que sim contribuiu para que houvesse esse incesto, um ambiente rejeitado e conturbado propicio para que ocorresse qualquer espécie de desvio, o pai abandono, a mãe sempre dizendo que nunca quis filhos e que não tá nem ai para eles, sempre alcoolizada, esquecia dos filhos, gastava quase todo o dinheiro em roupas e passava meses na casa do namorado... uma situação completamente delicada.

Recomendo demais esse livro, me emocionei bastante.



2 comentários: